terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FBF cria a 3ª Divisão

A FBF anunciou hoje a lista de prováveis participantes do Torneio Seletivo, são eles: Barreiras, Eunápolis, Jacuipense, Serrinha e Ypiranga, porém a informação mais importante talvez seja como funcionará o futebol baiano a partir de 2010. O Torneio Seletivo será na prática uma 3ª Divisão que dará acesso a 2ª Divisão do mesmo ano. Para 2011 jogarão a 2ª Divisão os 8 primeiros colocados da 2ª Divisão de 2010 (claro, trocando-se os dois promovidos para a 1ª Divisão com os dois rebaixados da 1ª divisão 2010) mais o campeão e vice do Torneio Seletivo de 2011. Ou seja, os dois últimos colocados da 2ª Divisão deste ano serão "rebaixados" para o Torneio Seletivo. Além deles, todos os clubes ausentes este ano (inclui-se Astro, Cruzeiro e Grapiúna) e os que não conseguirem acesso a 2ª Divisão através do Torneio Seletivo terão de participar do Torneio Seletivo de 2011 para poder disputar a 2ª Divisão do mesmo ano.

Existe ainda a situação de que caso por exemplo o Atlanta, dispute a 2ª Divisão de 2010, termine em uma posição intermediária e desista de disputar em 2011, só poderá retornar em 2010 mediante disputa do Torneio Seletivo.

A criação desse Torneio Seletivo, que nada mais é do que uma 3ª Divisão que dá acesso a 2ª Divisão no mesmo ano, é muito positivo em dois aspectos:

1) Acaba a facilidade que se tinha em filiar um clube e três meses depois de entrar em campo pela primeira vez na história comemorar um acesso a 1ª Divisão. Foi assim em 2004 com o Ipitanga, 2006 com o ECPP e 2008 com o Madre de Deus. Clubes que simplesmente não existiam e após três meses de vida já estavam na 1ª Divisão. Esta facilidade acabou.

2) Obriga os clubes a participarem todos os anos da 2ª Divisão sob pena de "cair" para o Torneio Seletivo caso desistam do campeonato. Portanto não será mais possível a prática de jogar ano sim, ano não, como fazem Astro, Atlanta e Cruzeiro.

Sob este ponto 2 é importante afirmar que o primeiro ano em que tivemos 3ª Divisão foi em 2000, naquela época todos os times filiados como clubes da 2ª Divisão eram obrigados a disputar a competição caso contrário seriam rebaixados para a 3ª Divisão. Quando a FBF ao final de 2001 acabou com a 3ª Divisão, nada mais nada menos do que 70% dos clubes da 2ª Divisão abandonaram o campeonato no ano seguinte, afinal, poderiam passar uns anos fora que retornariam tranquilamente quando quisessem na 2ª Divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário