quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Leônico quer a dignidade de volta


A Associação Desportiva Leônico entrará no Campeonato Baiano da 2ª Divisão deste ano com o objetivo de apagar a péssima imagem deixada em 2007 quando realizou uma campanha pífia encerrando a competição com 3% de aproveitamento e provocando episódios vexatórios. O time perdeu nove dos dez jogos, o único empate foi contra o Camaçariense. Derrotas em casa por 4 a 1 contra o Guanambi e 6 a 1 para o Astro mostraram o quão sofrível era o time. Porém a equipe além de derrotas vexatórias protagonizou episódios humilhantes.

No primeiro após estar perdendo por 4 a 0 para o Galícia simplesmente abandonou o campo de jogo para não sofrer uma quantidade maior de gols nos 15 minutos que faltava de partida. Impune seguiu para Guanambi para a última partida. Com o jogo propositalmente atrasado perdeu o primeiro tempo para o Guanambi por 3 a 0. Ao final do jogo do Galícia (que havia vencido por 3 a 1 o Independente) o Guanambi vencia o Leônico por 5 a 0. O clube do sudoeste precisava de mais 5 gols em apenas doze minutos. Aconteceu. Inclusive com os dois últimos gols saindo em dois minutos consecutivos.

Após mais de um mês de paralisação do campeonato o TJD apurou que foi o Guanambi quem pagou as despesas de viagem e hospedagem ao Leônico, inclusive com um diretor do clube acompanhando a delegação do campeão baiano de 1966. Entre outros fatores bizarros os 18 jogadores relacionados para a partida consumiram 22 litros de refrigerante uma hora antes do jogo. Outro fator bizarro foi o fato do Leônico ter se apresentado com 18 atletas já que na penúltima partida havia entrado em campo com apenas dez atletas (mais um vexame) , mas perdido por apenas 5 a 0 para o líder isolado, o Independente. Uma das perguntas irrespondíveis foi qual estímulo tiveram esses oito jogadores que haviam abandonado o time em retornar para uma partida a 800km de distância de Salvador. O caso foi tema de reportagem no Jornal Nacional, Globo Esporte e no Jô Soares. O jogo foi anulado, na partida re-marcada o Leônico não apareceu e perdeu por W.O. O time foi suspenso por um ano.

Este ano o "Leleco" está livre do ex-vereador que armou uma "bomba" para o time a dois anos atrás. Com novos investidores pretende como todos o acesso, mas obviamente que para sair do gogó para a prática é necessário muito esforço.

A equipe já está treinando sob a tutela do treinador Helinho, ex-jogador do Bahia. Agora é aguardar que o Leônico faça uma campanha digna em 2009.

2 comentários:

  1. a atuação do Leônico em 2007 foi uma PUTARIA não dá nem para chamar de vergonhosa porque ainda é elogio.

    Tomara que o leleco vença e suba esse ano

    ResponderExcluir
  2. Profetisei o fim do boca apartir de 2009 e a volta do "ESTUDIANTES DEL PLATA" já levou a Libertadores de cara ! desde 70 que "não rolava "
    Agora digo... mesmo que não vaticine (ainda ) mas tenho para mim que o Leonico será grande mais até do que o Bsahia ou o vitoria , vasco , Napoli,"coringa " e c&a ...
    falou : TINOANAUÊ !

    ResponderExcluir