sábado, 14 de fevereiro de 2009

Salvador EC: a promessa que não vingou


O Salvador Esporte Clube Ltda. foi fundado em 17 de julho de 1999 por João Gualberto Vasconcelos logo após a venda da Rede Petit Preço de supermercados. Com parte do dinheiro decidiu investir no futebol com a criação do Salvador EC que filiou-se a FBF e em 2000 inscreveu-se no Campeonato Baiano da 2ª Divisão. Logo no arbitral o primeiro aborrecimento: o clube teria que disputar um Torneio Seletivo para entrar na 2ª Divisão. Os 8 clubes que disputaram o campeonato no ano anterior (com os rebaixados Galícia e Ypiranga no lugar dos promovidos Colo-Colo e Fluminense) já estavam garantidos no campeonato e os 5 novos times teriam de disputar duas vagas no Torneio Seletivo.

O Salvador EC estreou com derrota fora de casa para o Sisal Bonfinense por 1 a 0, mas recuperou-se e obteve bons resultados encerrando o Torneio Seletivo em segundo lugar atrás do Barreiras e a frente de Grapiúna, Sisal Bonfinense e ABB. Quando sua vaga na Segunda Divisão parecia estar garantida a má notícia: a partida Sisal Bonfinense 2x0 Grapiúna foi anulada devido a erro de abitragem. A partida foi re-marcada para após o fim do Torneio Seletivo. o que irritou ainda mais os dirigentes do Salvador, para piorar o Grapiúna jogaria sabendo que precisava vencer o já eliminado e desestimulado time de Senhor do Bonfim fora de casa para obter a vaga. Não deu outra: o Grapiúna venceu por 3 a 0 e tirou o Salvador da competição.

Decepcionado com a FBF, desde este dia o Salvador abandonou o futebol e seu presidente hoje é prefeito re-eleito com 68% dos votos em Mata de São João. Como curiosidade, Mata de São João participava anualmente do Intermunicipal sem se ausentar um ano sequer, porém desde a entrada de João Gualberto na prefeitura a seleção municipal sumiu do Intermunicipal. Será que ainda existe mágoa de João Gualberto com a FBF?

Um comentário:

  1. Na minha opinião em resposta a esses fatos ele deveria seguir adiante e investir mais e mais no intuito de reerguer o time para futuramente obter bons resultados!

    ResponderExcluir